Menu
Uncategorized

1 hora para escrever uma frase…

…e no fim estava mal.

Dias de depressão e apatia contrastam com dias de euforia e de liberdade. É desgastante, porque ao que parece não vimos equipados com estabilizadores. Agora, se multiplicar factores de personalidade por factores biológicos, como o caso da presença de hipotireoidismo, o resultado é (quase) a loucura.·

Hipotireoidismo (Doença auto-imune) – é a causa mais comum em adultos. Nesta condição, as defesas do organismo deixam de reconhecer a tiróide como fazendo parte do corpo e atacam-na como se fosse uma entidade estranha. À medida que vai sendo lesada, a tiróide deixa de ter capacidade para libertar hormonas em quantidade suficiente, estabelecendo-se o hipotireoidismo.

Sintomas Psiquiátricos – Quando o hipotireoidismo é de intensidade média, a sintomatologia é, predominantemente, dominada por um quadro depressivo, ao qual se associam lentificação da fala, diminuição do rendimento intelectual, fadiga, diminuição do apetite e apatia.

Sinais Físicos – Os sintomas começam paulatinamente, no início com aumento do peso, hipersensibilidade ao frio, pele seca, infiltração pseudoedematosa do rosto e dos membros, cabelo seco e fino, bradicardia e irregularidades do ciclo menstrual. A maioria dos pacientes hipotireoideanos apresenta um quadro depressivo, mas o tratamento com antidepressivos não é eficaz enquanto o hipotireoidismo não for corrigido pela administração de tiroxina. É de bom senso, nos casos de má resposta da depressão a um tratamento antidepressivo, realizar um exame do funcionamento da tireóidea. Alguns autores acreditam que o hipotireoidismo estaria presente em 8 a 17 % das pessoas deprimidas. Essa incidência estaria directamente relacionada ao fato do hipotireoidismo ser auto-imune.

No Comments

    Leave a Reply